Quais são as melhores cidades para as empresas crescerem?

O Índice de Cidades Empreendedoras é um verdadeiro raio-x do ambiente de negócios das cidades brasileiras. Ele foi composto com base em mais de 60 indicadores, divididos em 7 pilares.


  • Empreender no Brasil é coisa de super-herói

    A dificuldade começa no próprio processo de abertura da empresa e só aumenta. Não é a toa que apenas 1,5% das empresas conseguem crescer acima de 20% ao ano de forma sustentável.
    O ambiente precisa oferecer as condições e recursos capazes de transformar sonhos grandes em negócios de alto impacto, mas como lidar com tantas diferenças regionais que fazem com que o Brasil não tenha apenas um, mas muitos ambientes de negócios? O que você encontra nesse relatório é um ponto de partida: um levantamento das principais forças e gargalos das diferentes regiões e um ranking das melhores cidades para se empreender no Brasil.
  • As cidades

    Foram analisadas todas as capitais brasileiras que possuem, em sua região metropolitana, pelo menos 1% das empresas de alto crescimento do país. São elas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
  • Os pilares

    Foram analisados mais de 60 indicadores organizados em 7 pilares: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura.
  • O relatório

    - Highlights do estudo nas primeiras páginas;
    - Ranking geral das melhores cidades para se empreender no Brasil;
    - Ranking de cada pilar;
    - Uma análise sobre as iniciativas e melhores práticas das prefeituras;
    - A metodologia completa utilizada no estudo.