Uma das principais análises sobre o ambiente empreendedor brasileiro:

  • Um estudo global

    O estudo da Endeavor Brasil e da SAP, em parceria com a UNCTAD (ONU), reúne dados de diversos relatórios internacionais como: Banco Mundial, Global Entrepreneurship Monitor, Fórum Econômico Mundial e Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros.
  • Compare o ambiente empreendedor do Brasil com outros 9 países

    Para estabelecer uma comparação com o Brasil, foram selecionados países com níveis similares de desenvolvimento: Rússia, Índia, China e África do Sul (representando os BRICS), somados a Chile, Argentina e México (da América Latina), além de Turquia e Estados Unidos (por ser referência em empreendedorismo no mundo).
  • 35 indicadores em 6 pilares

    O Observatório analisa 35 indicadores, baseados em seis pilares para se criar um país mais empreendedor, estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): ambiente regulatório, mercado, acesso a capital, inovação, capacitação e cultura.
  • As contradições do Brasil em dados:

    - Enquanto o Brasil é o quarto maior mercado dentre os dez países comparados, ele se posiciona em último lugar em relação à carga de regulamentação governamental.
    - Um número maior de brasileiros vê o “empreendedorismo como carreira desejável” se comparado aos outros nove países.
    - Apesar da vontade de empreender, somos o terceiro pior no ranking de educação e preparo, com nota 2,4 (em uma escala de zero a dez) em “número de alunos no ensino superior”.

    Visualize os dados utlizando a ferramenta online.